Henry Ford (Springwells, 30 de julho de 1863 — Dearborn, 7
de abril de 1947) foi um empreendedor estadunidense, fundador da Ford Motor
Company, autor dos livros "Minha filosofia de indústria" e
"Minha vida e minha obra", e o primeiro empresário a aplicar a
montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo[3] e a
um menor custo.[4] A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os
transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford foi um inventor prolífico e
registrou 161 patentes nos Estados Unidos.
Como único dono da Ford Company, ele se tornou
um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo.
No dia 16 de junho de 1903, dia
da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital de US$150 000 (em
valores da época), de 12 sócios, sendo que US$28 000 foram investidos pelo
próprio Ford, com então 40 anos na época.
A ele é atribuído o "fordismo", isto é, a produção
em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do
artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições
de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a
seus operários — notavelmente o valor de 5 dólares por dia, adotado em 1914.
O intenso empenho de Henry Ford para baixar os custos
resultou em muitas inovações técnicas e de negócios, incluindo um sistema de
franquias que instalou uma concessionária em cada cidade da América do Norte, e
nas maiores cidades em seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua
grande riqueza para a Fundação Ford, mas providenciou para que sua família
pudesse controlar a companhia permanentemente.
Ford ficou conhecido como um pacifista durante os primeiros
anos da Primeira Guerra Mundial e na década seguinte ficou conhecido como
notório antissemita, publicando uma série de quatro livros chamados O Judeu
Internacional (The International Jew).
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário