Pesquise um assunto

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Mitologia grega




                                         Mitologia Grega – Cérbero o guardião do Hades.



Cérbero, (em grego, Κέρβερος – Kerberos ) Era o cão mitológico que guardava a entrada do Hades, após a travessia do terrível rio Stix. Estava lá para evitar que vivos adentrassem o mundo dos mortos, e se mesmo assim o fizessem impedi-los de sair a não ser que o próprio Hades permitisse. No entanto a mitologia esta cheio de histórias de heróis que realizaram tal feito.

SURGIMENTO


Cérbero era filho de Tifão e Équidna. Irmão de Ortro, Hidra de Lema, Quimera, Fix e Leão da Neméia.

FIGURA MITOLOGIA E CULTO

Mitologicamente Cérbero representa o guardião do submundo de Hades. (Alguns o chamam de cão do inferno, mas isto seria uma tradução incorreta, pois o Hades, não é a versão grega do inferno cristão). Mas sim ele era o guardião do submundo. Sua principal função era evitar que os vivos adentrassem o Hades. Ou Ainda que aqueles que lá estivessem não pudessem deixá-lo.

Para muitos mitólogos, Cérbero era a personificação do medo da morte. Temor este que a própria pessoa deveria vencer por si própria.

Existem alguns heróis que ousaram passar por Cérberos e adentrar o Hades. Dentre eles Herácles (Hércules, em romano) e Orfeu que adormeceu o cão utilizando a melodia de sua lira.


REPRESENTAÇÃO


Era descrito como sendo um cão de três cabeças, com serpentes cobrindo todo o dorso e pescoço e cauda de dragão. Também seria dotado de um latido de bronze. (O que poderíamos entender como um som grave ou forte, que assustaria aqueles que se atrevessem a passar por Cérbero.)
Hesíodo, o descreve em sua Teogonia, como tendo não somente três, mas sim cinquenta cabeças. Outros autores chegam a lhe atribuir cerca de cem cabeças. O mito pode variar de acordo com a época.


" Depois pariu o incombatível e não nomeável Cérbero carnívoro, cão de brônzea voz do Hades, de cinquenta cabeças, impudente e cruel. "


- Teogonia, A Origem dos Deuses - Hesíodo. -



Simone Kaller

Nenhum comentário:

Postar um comentário