Pesquise um assunto

domingo, 1 de fevereiro de 2015

O milagre da filosofia



                                                    O milagre da Filosofia


       Várias causas levaram ao surgimento da filosofia como ciência, podemos citar uma das principais o surgimento de uma nova dinâmica social.

      Com o aumento da população, no Mundo Antigo, lá pelo oitavo século antes de Cristo, principalmente em torno das grandes civilizações que se localizavam nos vales férteis dos grandes rios históricos, como Rio Nilo, o Tigre, o rio Eufrates, o Ganges, a vida por assim dizer começa a sofrer alterações significativas no seus “modos operantes”.

       Novas estruturas sociais começavam a surgir, estratificadas em cidades, impérios, reinos, organizadas agora por leis, normas e regras, as pessoas sofriam o impacto dessa nova dinâmica social, porem em contra partida o homem começa gradativamente se libertar do contato direto com a natureza e começa a desenvolver sua inteligência e até mesmo criar suas explicações não mais baseadas nas tradições mitológicas ou nas forças divinas como causa final de todos os fenômenos.

       E para estas novas explicações recorreu apenas à razão e a lógica, surgindo então o pensamento filosófico.
       Outro fator importante foi o período de contradições, onde vários grupos humanos entraram em contato entre si e suas culturas acabaram difundindo-se. Então puderam perceber que o mesmo fato era explicado por vários mitos diferentes e na maioria das vezes diferentes dos seus. Para cada grupo havia um mito diferente explicando os fenômenos da natureza.


Cristiano Kaller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário